Pesquisadores descobrem peixe raro que possui pênis com ganchos – Jornal do Brasil – internet pink blog

Um peixe macho do México ficou conhecido pela sua genitália incomum. Equipado com quatro ganchos, o pênis do macho pode permitir-lhe agarrar a fêmea mais resistente durante o acasalamento, dizem os pesquisadores. O Peixe Mosquito de Llanos, ou Gambusia quadruncus, foi descrito este mês no Journal of Fish Biology por uma equipe liderada pelo pesquisador Brian Langerhans da Universidade Estadual da Carolina do Norte. Langerhans explica que os órgãos genitais do macho em forma de gancho podem ser um marcador de resposta para as defesas das próprias fêmeas contra investidas indesejáveis. As informações são do Huffington Post.

“Normalmente, a reprodução é mais penosa no sexo feminino, assim fêmeas procuram formas de reduzir o acasalamento com machos de ‘menor qualidade’ “, disse Langerhans, em um comunicado.

“As fêmeas desta espécie evoluíram para ter uma grande bola de tecido que bloqueia a maior parte do poro genital. Isto significa que a mulher teria que deliberadamente permitir que o macho se acasalasse com ela, a menos que o macho desenvolvesse uma arma contra essa defesa”, explicou o pesquisador.

A genitália com os quatro ganchos poderia ajudar os machos a superar a resistência e acoplar no poro genital da fêmea, para que os espermatozoides possam ser depositados nela. A fecundação no gênero Gambusia ocorre dentro do corpo da fêmea a ela dá à luz a filhotes vivos.

Por mais estranho que pareça, tais ganchos não são desconhecidos. Em outra espécie nova – a Phallostethus cuulong – que foi recentemente descoberto em partes do Vietnã, os machos possuem o pênis na cabeça, com um gancho irregular para segurar a fêmea durante o acasalamento. Os pesquisadores que descreveram que o peixe em uma edição de julho da revista Zootaxa disseram que a ligação com o companheiro provavelmente ajuda a garantir o sucesso da fertilização.

Langerhans descreveu também outra característica estranha no Peixe Mosquito de Llanos. As fêmeas têm um ponto colorido em seu ânus que parece indicar a localização do poro genital da fêmea, status reprodutivo e espécies. Este último poderia reduzir cruzamento, segundo o pesquisador.

“Então, pode ser que o Gambusia quadruncus evoluiu diferentes pontos anal para ajudar a reduzir os acasalamentos entre espécies e a possível formação de híbridos”, concluiu o pesquisador.

via tecnologia – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNE8nV4VOcKHlXVGyxEg_7n8Q4czHA&url=http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/09/29/pesquisadores-descobrem-peixe-raro-que-possui-penis-com-ganchos/

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s