Liberdade na internet está em declínio, diz estudo – Portal Imprensa – internet pink blog

O relatório “Liberdade na internet 2012:”, organizado pela Freedom House e divulgado nesta semana aponta que as ameaças à liberdade na internet têm crescido no mundo com o aumento de censura, bloqueio a sites e ataques físicos a blogueiros em países autoritários, informou o caderno Link, de O Estado de S. Paulo.

Leia também
No estudo da Freedom House, organização independente de Washington dedicada à expansão da internet, dos 47 países analisados, 20 vivenciaram uma trajetória negativa em termos de liberdade na internet desde janeiro de 2011, sendo as maiores quedas do Paquistão e da Etiópia.

As piores colocações ficaram com Irã, Cuba e China. Também receberam o status de “não livre” países como Belarus, Arábia Saudita, Usbequistão e Tailândia. A Freedom House é uma organização independente de Washington dedicada à expansão da internet.

Critérios

Os países são classificados em “livres”, “não livres” e “parcialmente livres”, recebendo uma nota de zero (mais livre) a cem (menos livre). A avaliação foi baseada em obstáculos de acesso, limitação de conteúdo e violação de direitos do usuário na web.

A Estônia foi o país mais bem colocado, superando os EUA, que ficaram em segundo lugar entre as nações mais livres. Já o Brasil obteve 27 pontos, ocupando a 11ª posição. 

Restrições.
Segundo o relatório, “restrições à liberdade na internet em muitos países têm continuado a crescer, embora os métodos de controle estejam evoluindo lentamente e estejam se tornando menos visíveis.” De acordo com a organização, a censura online está mais intensa, seja com o bloqueio ou filtragem de sites, com novas leis que reduzem a liberdade de expressão, manipulação de conteúdo online  e ataques físicos a blogueiros ou a usuários que criticam o governo vigente.

“Como governantes autoritários percebem que sites bloqueados atraem condenação local e internacional, eles se voltam a métodos mais sombrios — mas não menos perigosos — para controlar conversações online”, disse Sanja Kelly, diretor de projetos para a Liberdade na Internet na Freedom House.

O relatório também destaca o contraste entre liberdade da internet e liberdade de imprensa, medida no estudo e Freedom of the Press 2012. Em alguns países, a internet segue como um domínio praticamente desobstruído em comparação à mídia tradicional, como rádio e jornal impresso.

via internet – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNEDSTmQjuN8iEwY7VhECAgsJe8aLA&url=http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/internacional/53843/liberdade%2Bna%2Binternet%2Besta%2Bem%2Bdeclinio%2Bdiz%2Bestudo

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s