‘Abrir sua privacidade na internet pode ser um convite para os mal … – Globo.com – internet pink blog


No Brasil, oito em cada dez internautas dizem que já caíram em golpes virtuais.Encontrar um equilíbrio entre os direitos envolvidos. Botar ordem onde deve haver liberdade, em um sistema que é como um prédio que foi construído meio de improviso, com outra finalidade, e depois superado pela ocupação e uso, e que vai recebendo anexos – e é preciso pôr um nexo nisso tudo. Alguns crimes já estão no Código Penal, como de estelionato, ou o de pedofilia, ou de calúnia, injúria e difamação.


O marco civil da internet, que está no Congresso, foi bastante discutido e quer proteger a privacidade das pessoas, sem tocar na liberdade na internet – com base na neutralidade da rede ante os que a usam.


Com as crescentes compras e reservas pela internet, é preciso proteger os dados, proteger as pessoas de perfis falsos, imagens surrupiadas – mas sem censura, para aproveitar as vantagens da liberdade da rede. A retirada de sites muitas vezes acaba na justiça. O melhor remédio para a calúnia ou difamação é a indenização moral.


É possível chegar à máquina origem do crime – e assim pedófilos têm sido presos, mas muitos recorrem a computadores de uso coletivo. O marco civil da internet não vai tratar de tecnologia, que avança a cada dia e pode deixar a lei logo desatualizada, mas estabelece princípios que vão ser úteis à polícia e à justiça. E as pessoas não devem faciliar o crime: no programa da GloboNews, uma especialista pergunta quem daria seus dados – onde mora, o que faz, o que tem feito, o que vai fazer e mais fotografias pessoais para o desconhecido que senta ao ônibus, no cinema, no bar. Abrir sua privacidade na internet pode ser um convite para os mal intencionados.

 

via internet – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNF4Z9f3ivKQ34l6_LUOgZVej1DTIg&url=http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/09/abrir-sua-privacidade-na-internet-pode-ser-um-convite-para-os-mal-intencionados-diz-alexandre-garcia.html

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s