Tecnologia-Empresas: Ericsson começa a produzir equipamentos … – Jornal A Cidade – internet pink blog

Por Marianna Aragão, enviada especial

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP, 26 de setembro (Folhapress) – A fabricante sueca Ericsson anunciou hoje a produção da milésima estação radiobase (equipamento para implantação da infraestrutura de internet 4G) em sua fábrica em São José dos Campos (SP).

A empresa de telecomunicações é uma das primeiras a fabricar os equipamentos preparados para a tecnologia de banda larga de quarta geração, que começa a funcionar em algumas cidades do país na Copa do Mundo de 2014.

A Ericsson tem contrato com a operadora Claro para o fornecimento dos produtos voltados à infraestrutura da tecnologia 4G. A operadora já adquiriu 300 das 1000 unidades produzidas pela Ericsson no interior paulista.

Em agosto, a Claro iniciou um projeto piloto para teste da tecnologia em três cidades: Búzios (RJ), Paraty (RJ) e Campos do Jordão (SP).

Expansão

Segundo Sérgio Quiroga, presidente da Ericsson para América Latina e Caribe, com o avanço da implantação das redes 4G pelas operadoras nos próximos anos, a fábrica deve ampliar sua capacidade produtiva em 10% por ano.

Atualmente, são 40 mil estações radiobase para as tecnologias 3G e 4G.

“Já multiplicamos por dez nossa produção nos últimos quatro anos, mas devemos ampliar ainda mais nos próximos, com a demanda por telecomunicações”, diz Quiroga. “Só com a Copa do Mundo de 2014 o tráfego de dados vai ser 15 vezes maior que o da Copa passada.”

A Ericsson exporta metade de sua produção brasileira para países da América Latina, África e para os EUA.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, outras fabricantes estão se preparando para produzir os equipamentos para a infraestrutura 4G no país.

No mês passado, a Nokia Siemens anunciou que irá começar a produzir no Brasil, a partir de outubro, equipamentos para 4G em parceria com a Flextronics.

Conteúdo nacional

No leilão das faixas de frequências para prestação do serviço de 4G, realizado em junho deste ano, o governo exigiu que os bens, produtos e equipamentos que irão constituir a infraestrura de internet tenham 60% de conteúdo nacional, com 10% da tecnologia desenvolvida no país.

Segundo a Ericsson, as novas estações produzidas no interior paulista obedecem ao requisito do leilão.

A companhia investiu R$ 10 milhões em 2011 na preparação e modernização da fábrica, necessária para começar a produzir os equipamentos para as redes 4G.

via tecnologia – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNFmyE0AK5OJ4WJHrlUvHY1D8Dh4YQ&url=http://www.jornalacidade.com.br/editorias/economia/2012/09/26/tecnologia-empresas-ericsson-comeca-a-produzir-equipamentos-para-infraestrutra-de-4g.html

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s