Rede criada para garantir privacidade é alvo de ciberataques – Jornal do Brasil – internet pink blog

Uma botnet atuando no servidor de chat da rede Tor – criada para garantir anonimato e segurança ao internauta – foi identificada por especialistas em segurança. O Tor evita que o sistema detecte quem é o usuário que está acessando determinada rede, dificultando seu rastreamento. Quando utilizada por criminosos cibernéticos, desvirtuada do propósito inicial, a rede Tor possibilita que os ataques fiquem quase impossíveis de serem bloqueados.

O Tor é atualmente utilizado por jornalistas, dissidentes políticos e pessoas que consideram a segurança de informações na internet uma questão fundamental. Os serviços escondidos, como são denominados, permitem que alguém atualize blogs ou sites sem necessidade de revelar sua localização. Seu uso dá aos criminosos algumas grandes vantagens, permitindo que eles atuem sem deixar rastros.

“Mesmo que os governos de todo o mundo estejam progredindo em ajustar suas leis e atualizar suas forças policiais para o combate aos crimes cometidos na internet, este tipo de desenvolvimento pode significar um retrocesso em nossa guerra contra eles”, afirma Eddy Willems, especialista em segurança da G Data Software, responsável pela descoberta.

O uso de uma rede anônima para efetuar ataques cibernéticos assusta porque não pode ser bloqueado por sistemas de detecção de intrusão – e pode ser desenvolvido como um novo passo para os crimes virtuais em um futuro próximo.

Botnets

As botnets são redes formadas por computadores infectados por vírus especiais capazes de torná-los “zumbis”. Uma vez infectado, um PC zumbi pode ser controlado à distância por pessoas ou organizações criminosas. Todos os PCs zumbis podem ser controlados ao mesmo tempo e de forma coordenada. Isso pode ser usado para enviar spam com abrangência global e até mesmo para atacar a infraestrutura de internet de países inteiros.

Os PCs zumbis também podem repassar o software que os infectou, ajudando a escravizar mais PCs sadios. Hoje, estima-se que o interesse dos criminosos digitais pelos dados de um usuário doméstico seja muito pequeno. A grande motivação desses hackers é formar uma espécie de “exército zumbi” para poder atacar instituições maiores, sejam empresas ou governos.

via tecnologia – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNEyCcd5VULZ1UkmWSzeE6r5YOKFGQ&url=http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/09/25/rede-criada-para-garantir-privacidade-e-alvo-de-ciberataques/

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s