Itaú investirá R$ 10,4 bilhões em tecnologia – EXAME.com – internet pink blog

Alexandre Battibugli/EXAME

Interior da agência do Banco Itaú, na Avenida Faria Lima.

Banco Itaú: investimento em ampliação da disponibilidade de rede

São Paulo – O Banco Itaú anunciou investimento de 10,4 bilhões de reais em tecnologia em um novo Centro de Processamento de Dados (CPD) que estamos construindo na região de Mogi Mirim. A expectativa é que o novo centro eleve em dez vezes o potencial de processamento de informação do banco.

“O local trará ao banco mais segurança e eficiência no banco para atender com mais agilidade a demanda dos clientes”, afirmou Roberto Setúbal, presidente do Banco Itaú em coletiva de imprensa hoje. “O cliente hoje exige um banco 24 horas por dia, o que nos exigiu aumentar nossa plataforma e rever nossos sistemas e operações”. 

Do montante investido, 2 bilhões de reais serão alocados em novos sistemas, tanto para o novo CDP quanto para os outros que a instituição já possui. O local onde o CPD está sendo construído desde março, uma área de 800 mil metros quadrados, foi escolhido pela proximidade com o outro centro de processamento de dados que o banco já possui.

Começar o CPD do zero, segundo o banco, traz a vantagem de reunir ali tudo o que há de mais moderno em sistemas de tecnologia. “Para se ter ideia, um dos maiores custos de um CPD é com energia e estimamos que economizaremos 40% com custos investindo em um centro novo, com equipamentos mais modernos “, diz Setúbal.

O banco estima que 700 novos empregos podem ser gerados a partir do novo centro, com a contratação de pessoas ligadas ao funcionamento do datacenter – o local abrigará o principal datacenter do banco, que também contará com um segundo sistema na capital paulista.

De acordo com Setúbal, os investimentos em tecnologia aumentam a cada ano, mas a demanda por disponibilidade de sistemas exige que novos esforços sejam feitos nessa parte.

Rentabilidade

O custo de capital do Itaú hoje está em 14,5%, segundo Setúbal, e a tendência é que esse percentual caia de acordo com o aumento de custo operacional – 35 bilhões de reais por ano, no caso do Itaú, e do custo de captação de recursos de mercado.

“Hoje temos 19 bilhões de reais em perdas de crédito e queremos melhorar o nível e mix de produtos para, ainda assim, trazer uma boa rentabilidade”, afirmou Roberto. “Na medida em a taxa de juros cai temos uma redução de spread e de juros”.

via tecnologia – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNESwXnROc2dnIhbXE16yfbFvRfohQ&url=http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/itau-investira-r-10-4-bilhoes-em-sistemas-de-ti

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s