Investir em tecnologia de forma planejada e consciente evita … – Jornal Dia a Dia – internet pink blog

Detalhes

Por Ângelo Oliveira, especialista em tecnologias educacionais da A-MIGO TECHNOLOGIES

Um estudo realizado em Portugal mostrou o impacto negativo do mau uso da tecnologia em sala de aula. O “Impact of Broadband in Schools: Evidence from Portugal” indicou que, em média, as notas baixaram cerca de 7,7% entre 2005 e 2008 e cerca de 6,3% entre 2005 e 2009 devido às lacunas de uma inicativa que implementou o uso de banda larga de forma errada.

Os resultados supreenderam negativamente os autores da pesquisa e, segundo eles, a explicação para o declínio no desempenho é que a internet cria distrações que, para garantir que não se tornem depreciativas, necessitam ser acompanhadas por medidas adicionais de controle. Por isso, concluem que não basta introduzir novidades tecnológicas nas escolas, é fundamental se atentar para políticas que promovam seu uso produtivo.

A utilização da tecnologia educacional como ferramenta ainda gera dúvidas sobre sua eficâcia e incertezas sobre os reais pontos favoráveis. Afinal, de que forma a aplicação inadequada da tecnologia pode reverter em prejuízos para as escolas?

É verdade que há diversos projetos fracassados. Projetos onde a utilização de sistemas desmontáveis e/ou portáteis, por exemplo, provoca perda de tempo no início de cada aula, diminuindo o tempo de aprendizado. Outra situação é a falta de familiaridade do professor com a tecnologia, que reduz drasticamente a eficiência da ferramenta; ou, ainda, a inexistência de metodologias que associem a tecnologia a práticas didáticas efetivas.

Em todos os casos, as consequências são desastrosas: o investimento financeiro torna-se inútil; a cada projeto fracassado aumenta a resistência dos professores, cai o rendimento escolar e o aspecto lúdico por si só pode terminar camuflando os problemas e potenciando os efeitos negativos, entre outras situações.

Mas, se o mundo está evoluindo com a tecnologia, não é aceitavel que a educação seja a excessão em um cenário de progresso contínuo, que benefícia não só pessoas, mas empresas e organizações. Diante disso, vem a pergunta: como usar, de fato, esse instrumento em prol do aprendizado?

Concordo com os autores de Portugal. O ponto chave está em como a tecnologia está sendo empregada. Ela não deve ser adquirida pela escola sem um projeto claro, sem suporte adequado.

A escola, portanto, precisa tomar consciência dessa realidade para se envolver no processo de forma efetiva e sustentável. Não dá mais para investir descoordenadamente em tecnologia para educação. A área exige atenção e metas. Este é um ponto importante e que responde a pergunta. Quando a instituição define objetivos para trabalhar e aloca recursos humanos e técnicos para alcançá-los, deve obrigatoriamente iniciar um projeto estruturado.

Se, por um lado, ela deve se empenhar para atingir bons resultados, por outro, as empresas que oferecem a tecnologia também têm a obrigação de utilizar as melhores metodologias na aplicação dos materiais para viabilizar o sucesso da escola.

O elemento visual transforma o ensino de diversos temas, e o processo de conhecimento cresce consideravelmente. É relevante lembrar que isso vai além da aula de informática. Português, Matemática, Física, Geografia e outras disciplinas podem ser enriquecidas com o uso da tecnologia. Para tanto, sobretudo quando falamos em lousas digitais, faz-se necessária a utilização de softwares apropriados e inteligentes, e a realização de treinamento sério e orientado aos profissionais. Isso faz uma diferença absolutamente determinante, pois representa o elemento produtivo que eleva o simplesmente lúdico ao nível da produtividade pedagógica e didática.

Colocar uma televisão em sala de aula ou uma lousa digital com a mais alta tecnologia, sem antes tratar com os professores de que forma eles podem usar o recurso é em vão. Por mais rico em animações, vídeos e conteúdo que um aplicativo seja, ele também não produzirá resultado algum se não for trabalhado de forma a contribuir para a aprendizagem do aluno. Aconselho as escolas a encarar esse desafio.

A responsabilidade é grande para fazer valer o investimento, mas há muitos outros relatos positivos e projetos que funcionam na prática.  São projetos de qualidade, que com o seu sucesso geraram estudantes motivados, participativos, interessados, explorando o conhecimento e aprendendo a gostar de estudar, e que apresentam relevante melhora no desempenho. Esse contexto reflete no professor, que fica mais disposto e satisfeito. É nesse momento que vem a certeza de que valeu a pena o engajamento.

A realização de trabalho eficiente no espaço educacional é um forte desafio, onde o profissionalismo ao mais elevado nível é requerido. Mas, na mesma proporção, a utilização adequada das tecnologias representa uma oportunidade ímpar de inserir a escola em uma realidade digital cada vez mais presente na vida dos alunos e que os levará ao desevolvimento de novas habilidades e competências.

Sobre a A-MIGO TECHNOLOGIES: A A-MIGO TECHNOLOGIES é uma empresa sediada em Santa Catarina, especializada na concepção e implementação de soluções educacionais. É pioneira na construção de plataformas interativas, colaborativas e de aferição para a educação, atuando ainda na produção de software, integração com hardware e sistemas personalizados. Com uma atuação de vocação pedagógica, a organização tem uma natureza de cobertura internacional e responsabilidade social focalizada na Educação.

Informações à imprensa:
Mira Comunicação Estratégica

Thais Andrea
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(11) 2628-9650 / 98769-8058

Acesse também: Web10.net.brPortal 3LagoaaMSTres Lagoas Moto Showg10.net.brPortalTresLagoasMSPortal 3lagoas.net.brPortal treslagoas.net.brPortal treslagoasms.com.brPortal treslagoas.com.br

via tecnologia – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNEtApnhE5ULXYZXNAHKENcIE0n4Bw&url=http://www.jornaldiadia.com.br/index.php/know-how-e-tecnologia/106343-investir-em-tecnologia-de-forma-planejada-e-consciente-evita-prejuizos-para-as-escolas-20092012

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s