Internet diminui inteligência e empatia, diz pesquisadora a jornal – Terra Brasil – internet pink blog

A neurocientista e baronesa britânica Susan Greenfield acredita que a vida virtual está criando uma geração e pessoas menos inteligentes e menos capazes de empatia. Em entrevista, a professora na Universidade de Oxford, no Reino Unido, faz questão de ressaltar que quer ser uma voz dissonante em meio às redes sociais e à internet. Ela está no Brasil para o ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A baronesa conta ao jornal que o uso de redes sociais e de videogames pode ter efeitos bioquímicos muito parecidos com os do vício em drogas no cérebro. “No ano passado, um trabalho com tomografias mostrou anormalidades estruturais ligadas a esse tipo de comportamento”, disse. Além disso, o estudo apontou problemas de compreensão verbal e um declínio na capacidade de empatia entre os usuários da internet. Questionada sobre os avanços em níveis de QI que surgem atualmente, Greenfield explica que o uso de videogames, por exemplo, pode sim melhorar a memória de curto prazo e a agilidade mental da pessoa, mas não dá ao jogador entendimento ou sabedoria. “O que nós não estamos vendo é um aumento dos insights sobre a condição humana ou da imaginação, por exemplo”.

via internet – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNGDABiDRqvXNZmxHB-IqXe0Si80fg&url=http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6162251-EI238,00-Internet%2Bdiminui%2Binteligencia%2Be%2Bempatia%2Bdiz%2Bpesquisadora%2Ba%2Bjornal.html

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s