Clariant anuncia tecnologia pioneira para produção de etanol do … – Midia News – internet pink blog

Uso de etanol de segunda geração como combustível reduz em 95% as emissões de CO2

DO PORTAL DO AGRONEGÓCIO

A Clariant inaugurou a maior planta de etanol celulósico da Alemanha, com capacidade de produção de 1.000 toneladas.

A Clariant, empresa suíça de especialidades químicas, apresentará sua tecnologia pioneira na geração de etanol celulósico, denominada sunliquid™ , no World Biofuels Markets Brazil, que será realizado de 18 a 19 de setembro de 2012, em São Paulo. A tecnologia da Clariant é flexível para processar todos os tipos de matérias-primas lignocelulósicas, convertendo com eficiência o bagaço da cana em etanol celulósico. Com o aproveitamento do excedente do bagaço da cana que não está sendo usado para a geração de bioenergia, o Brasil pode aumentar em cerca de 50% sua produção de etanol. A Clariant planeja licenciar a tecnologia no Brasil, bem como nos EUA, Europa e outras regiões.

Em 20 de julho, a Clariant inaugurou na Alemanha a maior planta de demonstração de produção de etanol celulósico, com tecnologia climate friendly, a partir de resíduos agrícolas. Localizado em Straubing, Bavária, com o apoio do governo bávaro e do Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha, o projeto pioneiro produzirá até 1.000 toneladas de etanol celulósico a partir de 4.500 toneladas de palha de trigo, através da aplicação da tecnologia sunliquid™ da Clariant. A planta, que representa um investimento de aproximadamente 28 milhões de euros, deverá processar bagaço da cana e palha do milho, demonstrando a eficiência dessa solução para distintos resíduos agrícolas.

“Estamos desenvolvendo a tecnologia sunliquid™ desde 2006 e testando o método em escala piloto desde 2009”, destacou o Professor Andre Koltermann, Diretor do Centro de Biotecnologia e Produtos Renováveis da Clariant. Nesta nova planta de demonstração, que abrange uma área de aproximadamente 2.500 metros quadrados, serão realizadas todas as fases do processo que terá uma instalação de escala industrial no futuro. O objetivo é confirmar a viabilidade tecnológica da técnica sunliquid™. “Os resultados que obtivermos em Straubing nos permitirão planejar as instalações de produção industrial de maneira eficiente e econômica e, posteriormente, concretizá-las em cooperação com parceiros”, concluiu Koltermann.

O processo sunliquid™ é um método biotecnológico que transforma resíduos agrícolas e outras matérias-primas lignocelulósicas, como o bagaço da cana de açúcar e a palha de milho, em um etanol celulósico de segunda geração. Atende às ambiciosas metas de produção sustentável e de redução dos gases de efeito estufa. Nesse processo totalmente integrado, enzimas altamente otimizadas, específicas para cada tipo de matéria-prima, asseguram alta produtividade em condições estáveis. A produção das enzimas integrada ao processo proporciona flexibilidade e reduz os custos de produção. Através de um novo organismo de levedura, os açúcares C5 e C6 podem ser convertidos em etanol, aumentando a produção em aproximadamente 50%.

Um novo processo de purificação desenvolvido pela Clariant também poderá ser usado pela primeira vez nas instalações de Straubing. Essa solução vai assegurar que a quantidade total de energia necessária para o processo possa ser obtida a partir da lignina, substância residual não reciclável. A fim de oferecer uma solução de alta produtividade e baixo custo para a produção de etanol celulósico, o sunliquid™ utiliza uma combinação exclusiva de avançadas tecnologias proprietárias, o que o diferencia da concorrência.

A Clariant está organizando uma visita à sua fábrica de demonstração para os participantes inscritos no F.O. Licht’s World Ethanol & Biofuels 2012, que ocorrerá no Hilton Munich Park Hotel, de 5 a 8 de novembro de 2012. A visita terá início no dia 05 de novembro, no local da conferência, às 13h30. Para mais informações acesse: http://web.agraevents.com

via tecnologia – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNGJPPXWNxzE2GpSrK3Z2TKFaZTPJg&url=http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid%3D4%26cid%3D134108

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s