Módulos emergenciais da Antártica começam a operar em fevereiro – Jornal do Brasil – internet pink blog

Os módulos antárticos emergenciais que serão instalados na Ilha George para abrigar pesquisadores brasileiros começarão a operar integralmente em fevereiro de 2013. Os módulos serão usados até que uma nova unidade antártica seja construída para substituir a Estação Antártica Comandante Ferraz, destruída por um incêndio em fevereiro deste ano.

A maior parte das equipes de pesquisa começa a voltar ao continente em novembro deste ano, quando iniciam o verão antártico e a instalação dos módulos. Segundo o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, enquanto os módulos estiverem sendo instalados, os pesquisadores brasileiros poderão ficar instalados nas bases chilena e argentina, além de três navios da Marinha.

“O acidente ocorreu lamentavelmente, mas nós vamos substituir [a estação] pelos navios e, à medida que os módulos antárticos ficarem prontos, isso vai facilitar porque muitos poderão ficar em terra durante a noite”, disse o almirante.

Os módulos emergenciais serão instalados por uma empresa canadense – a Weatherhaven Canada Resources, que já tem experiência na construção de módulos antárticos – no local onde ficava o heliponto da Estação Comandante Ferraz.

A estação provisória terá capacidade para abrigar 65 pessoas e contará com dormitórios, banheiros, refeitórios, cozinha, laboratórios, enfermaria, geradores, estações de tratamento de esgoto e área de armazenamento de resíduos sólidos. Os módulos têm parede externa composta por PVC polar, que resiste à ação de raios ultravioleta, e podem suportar ventos até 200 quilômetros por hora, ou seja, um furacão de categoria 3.

Ao mesmo tempo em que os módulos começam a ser instalados, também se iniciam os trabalhos de remoção dos escombros da estação incendiada, cuja conclusão está prevista para março do ano que vem. O desmonte dos destroços será feito pelo Arsenal da Marinha e pelos fuzileiros navais, com apoio de um navio mercante alugado pelo governo brasileiro.

De acordo com o ministro da Defesa, Celso Amorim, a previsão é que o projeto da nova estação antártica permanente, que vai substituir Comandante Ferraz, seja concluído antes do verão 2013/2014, para que a obra possa ser iniciada neste período. A reconstrução da unidade deve durar de um a dois anos.

via tecnologia – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNGNRbtUBDc1wkS9R9Ulymvjm258Tw&url=http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/09/17/modulos-emergenciais-da-antartica-comecam-a-operar-em-fevereiro/

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s