Pequenos ´descobrem´ a internet – Diário do Nordeste – internet pink blog

Procura por consultoria sobre comércio eletrônico para empresários de menor porte vem aumentando

Mesmo sem muito conhecimento específico sobre o setor, os pequenos empreendedores têm visto na internet um interessante complemento para a expansão de seus negócios. Geralmente, possuem somente a experiência de compradores online, já confiam e conhecem o comércio eletrônico do ponto de vista do consumidor, mas pouco sabem sobre o outro lado.

Felipe Morais: “se a empresa quer anunciar nas redes, os investimentos são altos” FOTO: DIVULGAÇÃO

De acordo com Honório Melo, consultor do Sebrae e diretor da Iativa Tecnologia e Comunicação, tem sido notada uma demanda muito maior de solicitações de consultoria sobre comércio eletrônico para empresários de menor porte.

Ele explica que o cliente chega, inicialmente, com a ideia de que vai rapidamente montar um site e começar a vender, desconhecendo a série de fatores inerentes a este tipo de transação. “Dizemos quais são as plataformas adequadas, as alternativas de meios de pagamento disponíveis. Enfim, damos todo um mapa de como ele poderá conduzir seu projeto”, detalha.

Investimento

Segundo Honório, o aconselhável é que, do investimento total para o varejo via internet, no máximo 30% sejam para o site. Os outros 70% têm de ser reservados para propaganda, redes sociais e outros pontos.

Mas o dinheiro que será investido, afirma, varia muito, dependendo do objetivo de cada comerciante. Existem, desde alternativas gratuitas, como as lojas do Mercado Livre, a opções específicas com custo em torno de R$ 20 mil. “Tem empresas que alugam lojas para você na web. Os pacotes saem por R$ 20. Tem ´startups´ de R$ 8 mil, com mensalidades de R$ 800. Vai depender de como o cliente quer entrar na web”, explica. A maioria dos pequenos, informa, opta, inicialmente, pelo canal de vendas gratuito.

Conforme Felipe Morais, especialista em planejamento estratégico digital, se a empresa quer anunciar nas redes, os investimentos são altos. “Pode-se começar com R$ 1 mil por exemplo, mas é preciso ir aumentando esse valor. O retorno será sentido e isso vai ajudar a ampliar os investimentos”, explica. Contudo, complementa, caso queira apenas se relacionar, não existe investimento em mídia, mas sim em pessoas.

“Não contrate o sobrinho só por que ele tem 500 amigos no Facebook. Isso não o coloca como um gerente de mídias sociais. É preciso ter alguém que saiba como vender pela rede social. Esse é o ponto chave para o sucesso ou fracasso das marcas”, defende o especialista.

Honório Melo frisa que o cliente da internet é mais exigente do que o convencional. Logo, os empreendedores precisam estar preparados para os padrões de qualidade requerido por eles. “Muitos notam que sua loja física ainda não tem qualidade e acabam desistindo da internet para primeiro melhorar seu negócio que já existe. Mas há também os que já têm qualidade no balcão e se sentem prontos para a web”, conta.

De acordo com ele, houve uma “febre” de interessados em ingressar no segmento de compras coletivas. Mas essa tendência, pondera, já decaiu. “Houve grande número de pessoas influenciadas pelo modismo, achando que esse setor é fácil. Mas este é um tipo de negócio como qualquer outro, tem uma série de peculiaridades. Portanto, eles tiveram de se especializar dentro dos meandros deste segmento”, afirma.

VICTOR XIMENES

via internet – Google Notícias http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNHY5RqCsfJjFid0sKdUIXAsuVJwTQ&url=http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo%3D1181780

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em internetpinkblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s